Gae Aulenti: A Arquiteta do Pensamento livre

Gae Aulenti está no topo da lista das principais mulheres arquitetas do século XX. 

Gae Aulenti está no topo da lista das principais mulheres arquitetas do século XX. 

Formou-se em arquitetura nos anos 50 no incontornável Politécnico de Milão, onde numa turma de 20 alunos, contavam-se apenas duas mulheres.

Desenhou estruturas, como a requalificação do famoso Museu d’Orsay em Paris, criou espaços como a Galeria de Arte Contemporânea do Centro George Pompidou, e pensou a cidade como um todo, com o projeto de requalificação urbanística da Praça Cadorna em Milão.

Sonhou peças e objetos. O espírito livre e a genealidade de Gae Aulenti (1927-2012) eram como passaporte para as mulheres criarem em todas essas áreas. 

No design de mobiliário e iluminação, ocandeeiro de mesa Pipistrello é uma das suas obras mais reconhecidas. É editado continuamente desde 1965 pela Martinelli Luce.

Tem uma base cónica, e um braço telescópico que se regula em altura. O Difusor em metacrilato tem a forma das asas de um morcego. Originalmente a base cónica era apenas branca ou preta. Aulenti tinha 38 anos quando o desenhou. Depois disso, a autora continuou caminho na produção de diversas obras.

Gae Aulenti deixou-nos em 2012 com 85 anos.

Cart

0 items